terça-feira, 25 de maio de 2010

IDENTIFICANDO UM INTELECTUALÓIDE.

Já perceberam quantas citações de cecilias, pessoas, machadões e afins nós vemos em Orkut, FB, MSN e sites de relacionamento?????
Particularmente acho legal citar frases bacanas de autores excelentes, é sempre ótimo ler coisas belas, instigantes....mas.......
Se ficassem somente nas citações, o problema é querer parecer conhecer mais do que realmente conhece, tentar passar uma imagem “IN” ...enfim, já tem um tempo que percebo tal modismo, então lá vão alguns macetes para identificá-LOS.
Um bom intelectualóide geralmente tem muitas comunidades sobre assuntos intelectuais em sites de relacionamento (filosofia, política, Marx, Machadão, Tolstoi, Parapsicologia, etc.), agora percebam que geralmente fazem citações de Zibia Gasparetto, Paulo Coelho, ou de livros como “Quem mexeu no meu queijo”, “O Segredo”, ou qualquer outro esotérico ou auto ajuda do momento. Mas se você quer ter certeza absoluta que se trata de um intelectualóide dê uma xeretada nos tópicos das comunidades, se não houver nenhuma postagem, BATATA!!! Encontrou o dito cujo, e o motivo é simples, não entende nada do assunto da comunidade de que participa.
Mas é claro que não existem somente os intelectualóides superficiais. Existe os profissionais, aqueles que citam livros de autores consagrados, têm muitas comunidades de assuntos intelectuais, participam ativamente, mas.....tchãtchãtchã.....os argumentos são:
- citar inúmeras vezes sempre o mesmo teórico não importando a área, literatura, história, biologia...
- transcrever passagens gigantescas do tal teórico para provar seja lá o que for.
- quando acuado e sem argumentos usar de sarcasmos, ironias e deboches para fugir de um embate técnico sobre o assunto.
Mas caros amigos, tais personagens de nossa atual realidade não figuram somente no mundo virtual, estão aí, ao seu lado....
Um intelectualóide costuma ter um autor/ teórico favorito geralmente o único que leu e sempre o citará para embasar suas opiniões idiotas, não importando que o assunto seja futebol, culinária, pompoarismo ou sei lá mais o que.
Sabe um da moda dessa trupe? Foucault. Está certo que o cara é estudado em várias áreas, principalmente em ciências humanas, nada contra ele, muito pelo contrário, o cara é referencia pra tudo..enfim... se ouvir alguém citando Foucault em todo tipo de conversa pode crer que encontrastes um degranhas intelectus abobados.
Rá! Outra forma é quando a conversa for sobre música e cinema, se perguntado o tipo de musica / filme que a peste gosta é certo que a resposta será: “Sou eclético, gosto de tudo um pouco, mas adoro música clássica ,MPB e cinema europeu”
Sempre, mas sempre mesmo o Intelectualóide está criticando a sociedade de consumo, pessoas que se preocupam com a aparência, mas..... estará sempre vestido com roupas de marca e cabelos cuidadosamente desarrumados tentando dar a aparência de desleixado.
Logo, mais percepções sobre tal assunto!

7 comentários:

  1. o arroto falando do peido!!!

    ResponderExcluir
  2. Que tal se permitirmos que cada um seja o que é?

    ResponderExcluir
  3. Nooooossa, mas que coisa de...intelectualóide!!!

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAAAAAAAAAAAAhhhhh...legal!!! Foucault não diria o mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Ser o que é, e não o que está na moda!
    Ser o que é, e não o que acha que os outros vão gostar que seja!
    Enfim...
    Mirsola....to contigo e não abro!!!
    Abrassss!!!!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkk, sua cara esse texto Milsin!!!
    Olha só que eu conheço um bando de gente assim.
    Jornalistas geralmente tem sérias tendências a se abobarem dessa maneira. Portanto, prefiro me excluir dos grandes núcleos de reuniões dos mesmos, seja para tomar pinga ou chá e discutir sobre assuntos que não levam a nada, apoiados em suas "bagagens literárias" inúteis... ráaaaa, falei! rs... bjo, Camila

    ResponderExcluir