terça-feira, 6 de julho de 2010

ecologista da sala de estar




A hipocrisia das pessoas é algo que me surpreende a cada dia.
A causa dessa vez foi um e-mail mostrando o horror da criação de galinhas para produção de ovos.
Sem duvida nenhuma o e-mail deixa claro o sofrimento dos galináceos, e nos da à opção para trocar os ovos de granja por ovos de galinha caipira.
Hummm.... Já começo duvidando que alguém que esteja lendo esse post saiba onde se vende ovos de galinha caipira com procedência numa cidade como Sorocaba.
Mas tem que ser com procedência, não vale ir à quitanda Ikeda e comprar ovos de galinha caipira embalado.
Bem pra facilitar as coisas existe sim um lugar que vende ovos de galinha caipira aqui próximo de Sorocaba, mas surge um pequeno problema o valor da dúzia de ovo é 50% mais caro.
Pra quem não faz a menor idéia de quanto custa uma dúzia de ovos porque nunca precisou comprar é fácil falar em ovos caipira de procedência....
Essa historinha chega a ser intragável, é muito bonito tentar mostrar um estilinho de vida ecológico de apartamento, mas no fundo está claro que não está fazendo tudo que pode para “limitar” o sofrimento, é sabido que poderia ajudar muito mais, mas não quer, porque o estilo de vida é muito conveniente, e teria que abrir mão de muito, mas tudo bem – faz bem ter a consciência de se sentir bem consigo.
Existem sim métodos de criação intensiva que impõem morte precoce depois de uma curta vida em confinamento, dentre toda sorte de condutas cruéis como a descorna, a debicagem, a marcação a ferro, a castração, e a inseminação artificial, realizadas por leigos e sem utilização de anestésicos.
Carneiros e porcos perdem suas caudas a golpes de faca. Leitoas submetidas à inseminação artificial permanecem acorrentadas, sempre na mesma posição, para garantir a amamentação contínua de filhotes, que com três semanas de vida são separados da mãe, castrados e desdentados a sangue frio, até serem mortos, a golpes de faca, com cinco meses de idade.
Assim sendo fico muito curioso em saber se esses ecologistas da sala de estar vão parar de comer aquele suculento baby beff da churrascaria OK, ou vão deixar de convidar aquela gatinha pra ir ao argentino degustar um delicioso chouriço.
Será quem sempre vão procurar saber a procedência do que estão comendo????
E outra coisa, será que realmente as maiorias dos criadouros de animais utilizam essa forma odiosa de criação e abate????
Realmente acho de um cinismo gritante sugerir um tratamento igualitário com os animais utilizando como justificativas o meio ambiente, a saúde e os próprios animais.
Essa de meio ambiente é uma babaquice antropológica sem tamanho. Fazer critica a agropecuária, e afirmar que é uma atividade humana predatória ao meio ambiente, se esquecendo que se estamos aqui hoje, e se a espécie humana domina este planeta, foi porque ancestrais dominaram a técnica de agricultura e passaram a criar seu próprio rebanho, deixando de ser nômades. Me parece que tais defensores dos animais só ficariam com a consciência limpa se o mundo fosse varrido de toda a intervenção humana ao longo dos nossos poucos milhares de anos de civilização, pois modificamos de sobremaneira a casa dos nossos animais.
Quero ressaltar que a grande diferença entre minhas convicções e dos rebeldes do sofá está no ponto de que eu penso que a espécie humana domina o planeta terra, teve uma grande capacidade de modificar o ambiente, fazendo com que este estivesse sempre a seu favor. Construíram cidades, monumentos, veículos, vestimentas e outros objetos, ao passo que os animais e outros seres vivos foram subjugados a esta nova realidade, não consigo acreditar que realmente essas pessoas pensam que de nada vale todo o esforço humano até então.
Toda forma de vida merece respeito. E o respeito real que devemos ter com os animais é cumprir com o destino natural deles, seja como montaria, como alimento ou como fonte para o avanço da ciência, com os animais de experimentação. Ninguém é a favor da crueldade, como insistem em afirmar, vamos acabar com essa palhaçada: se não tivéssemos utilizado animais, nunca teríamos vacinas para: cólera, gripe, influenza, hepatites A e B, pólio, rubéola, varíola, catapora, febre amarela, entre outras. Não teríamos insulina, penicilina, antiinflamatórios, analgésicos, anticoagulantes, quimioterápicos, juntas mecânicas, transplante de órgãos. Devemos pensar na utilização de animais, tanto para a dieta, quanto para o desenvolvimento de novos medicamentos e da própria Ciência, como um direito inalienável, pelo qual somente as mesmas pessoas que lutam contra a liberdade poderiam lutar.
E por último esse blá blá blá de defesa pelos animais, querem evocar um sentimento de pena que evolutivamente nunca existiu, e nem sequer mencionam como deveriam se portar em relação a outras espécies menos complexas, como a barata, por exemplo. Matar uma barata seria um crime? Não sei. E eles utilizam aquelas fotos de galinhas sendo mortas e de "porquinhos fofinhos", como propaganda... Sentimentalismo barato.

11 comentários:

  1. qta besteira que sai dai heim.. afffff
    com gente assim, como vc, é claro que a coisa só piora.. se uns tentam fomentar uma idéia são hostilizados por pessoas como vc e seu pouco conhecimento com a causa, apenas ajuda ignorantes da raça mais mediocre que tem, que é a raça humana.
    assista o documentário a carne é fraca, quem sabe entra algo nessa cabeça dura que acha que é estupidez quem tenta fomentar algo em prol do meio ambiente sem ser taxado de eco-chato, ou ecologista de sala de estar. enquanto uns tentam, outros criticam.

    ResponderExcluir
  2. pq a pessoa que critica suas palavras não assina !? falta coragem ?! sei lá ,mas concordo com vc .

    ResponderExcluir
  3. o uso nunca foi problema, meu caro... oq nos deixa mal é o abuso... o abuso e o desperdício.
    não critico o uso de animais para desenvolvimento de remédios, vacinas... mas para fazer batom? cosmético?
    não vejo o cultivo de animais para sobrevivência como uma chacina, mas qdo. pensamos que 1/3 da comida produzida vai pro lixo enquanto tem gente passando fome, a coisa muda um pouco de figura na minha consciência... pois pra mim, toda a supremacia humana se valeria e só então tão merecedora de aplausos se fosse realmente eficiente e não simplesmente competente...
    L.C.

    ResponderExcluir
  4. alessandra querida.. eu não assino por que nao interessa quem escreve aqui. e sim o conteúdo.. se vc concorda com ele se baseia em que? vc sabe o que come a mesa? vc sabe o que os bichos liberam de química antes da morte e vai direto a sua boca ao se alimentar? vc sabe como é o sofrimento deles? vc sbe o que eles passam ate sua morte? acho que não! ent]ao como concordar??? então entupam as ruas de lixo, não façam nada a respeito de toda atrocidade e melhor concordem com quem critica aqueles que fomentam uma idéia p/ o bem estar do meio em que vivemos , ou da saúde de seres que vivem, sofrem, se divertem e sentem dor como nós. não sou radical ao ponto de não comer carne. mas meu consumo diminuiu e pasme, o Brasil é um dos maiores poluidores mundiais em queimadas e todo rebanho mal cuidado. daqui a pouco não haverá floresta em pé, não haverá rio limpo e a carne qeu comemos será poluída como já é! então fica a dica p/ vc. assista o documentário a carne é fraca. sem radicalismo claro. podemos até assistir juntos numa noite de educação ambiental regado a cerveja , claro!
    éric

    ResponderExcluir
  5. então vcs meus queridos. gostariam de viver em uma cela de 2 metros quadrados amontoados em seres como vcs, na merda e na urina. com um corte na boca p/ comer mais e engordar, sendo pisoteados e sem ver a luz do sol??????????
    com que direito fazemos isso com outros seres vivos???
    a mula

    ResponderExcluir
  6. alessandra disse...
    caro anônimo ,como não se faz necessário se identificar !? sei MUITO bem o que passa um animal até sua carne chegar a minha mesa e tudo o mais que vc está dizendo. ah ! sugiro que vá morar na selva , lá é um bom lugar para alguém que não consegue conviver com tanta dor na consciência e culpa por ser humano.

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkkk. eu me identifiquei alessandra..? agora se eu falar que sou joão ou paulo vai adiantar? alessandra eu conheço 10 .. qto a morar na selva não é má idéia. mas a senhorita não deve saber nao do sofrimento dos bichos,se soubesse não tava ae discutindo comigo, um fomentador de idéias e bem estar do meio ambiente, que apenas quer o melhor p/ esse mundao, mas cada cabeça uma sentença. eu como carne e não tenho dor na consciência, apenas falei que. com qual direito essa raça ignorante e predominante faz o bicho sofrer?????? vc é bicho querida! enfm, não se tira leite de pedra. então , pelo visto, é causa perdida, pois esta lotado de gente assim que nao se preocuca não so com eles, com o meio ambiente também e tudo que nos rodeia, querem apenas o consumo e uso. mais de 2 milhões de pessoa não tem água potável p/ seu consumo mínimo di[ario, e tem gente que lava calçada!! entao querida alesasndra sugiro o documentário da carne é fraca p/ senhorita tentar entender. oque fazem com eles. ai sim vc vem aqui e me descabela defendendo algo ainda que não sei o que!
    qdo me situar na selva, mando-lhe um convite p/ comer uma gemada de ovos caipiras afins!!
    toco ate uma viola!? hã hã? não? no stress ta. paz no coração e vamos sugar todos os recursos que foi nos emprestados e acabar com tudo p/ predominar a desgraça e fome no mundo.! e como dizia renato: " vamos celebrar a estupidez humana..." axé
    (a Mula)

    ResponderExcluir
  8. Cabe a nós fazermos nossa parte, vou continuar comendo carne, se eu parar nada vai mudar, o problema do Mundo não são as pessoas como nós e sim os governantes da nossa Nação, esses sim estão lá com a obrigação de fazer algo melhor e não é o que acontece. O Mundo é cifra para os poderosos do planeta, a natureza que se foda para eles, se o a água potável e as florestas vão acabar, que se foda para eles. Melhor exemplo está na África, país com menor índice de desenvolvimento humano, expectativa de vida em torno de 51 anos para homens e 48 para mulheres, fome e AIDS lá é como gripe aqui e o que fazem???? AHA...gastam 4 Bilhões em estádios para a maravilhosa Copa do Mundo, sendo que quem trabalhou para isso nem pode ir porque era muito caro o ingresso. Meu intuito é de não ver vocês discutindo algo que não é da nossa alçada, fazemos nossa parte e eles não fazem a deles e pronto.

    ResponderExcluir
  9. pois é sábio negrão! o que sobrará p/ nos é isso. o Brasil ficará igual a Africa em aspecto e fato. a floresta vai virar savana e o mundo entrará em colapso devido ao fato de que a amazonia controla o clima com sua humidade e lalalalalala. sem debates calorosos, o por que disso é a judiera com os bichos , o comer não é o problema e sim o que pensam os indivíduos que mal sabema respeito do que se passa e vem com opiniões erroneas se manifestar e pior, não aceitam outra verdade que mude a opninião. aprender não faz mal a ninguém. gente prepotente que se acha mais esperto que outros e no direito de foder com seres de outras raças!! o governo é o culpado em muita coisa, mas o problema é o povo nego, esse aceita tudo calado e não se preocupa com nada além de si próprio. e como vejo gente falar o que não sabe a respeito de determinados assuntos me da ojeriza.
    (a besta)

    ResponderExcluir
  10. o que realmente me interessa nesse texto é o que as pessoas fazem a respeito??? nada absolutamente nada, que existe a degradação é fato, o texto esta dizendo isso, o q me deixa estupefato, são esses defensores de animais de sala de estar q só ficam de blá blá e não fazem bosta nenhuma...falar é facil, quero ver levartar o bundão do sofá e realmente fazer pelos pobres animais, deixar de comer carne 2 x por semana, vai adiatar?? quem sabe deixem de matar creuelmente meia duzias de bois, Mas não é suficiente pelo tanto que se gargateiam por aí...éééé comi diz um garnde amigo...falar até papagaio fala, quero ver é fazer, é q conste em ata, não eu não faço nada,e sim como pra me alimentar, mas não fico fazendo discursinho barato por aí..e tenho dito!!!!
    Parlapatvoski

    ResponderExcluir
  11. kkkkk. demais essa gente descrente!! se soubesse um pouquinho iria ver que adianta muita coisa sim senhor, mas.. como nao se tira leite de pedra, estou lidando aqui com gente que so quer tumultuar.. e ainda arruma seguidoras. kkkkk boa boa.. vamos fazer uma fogueira no mato ou um balão..

    ResponderExcluir