quinta-feira, 17 de junho de 2010

Então vamos para uma simplória contestação teológica.
Cá estava eu matutando a respeito do pecado original...
Bem.....eu como fui um “bom” menino, catequizado, com 1º comunhão e crisma, aprendi que Jesus nos salvou através de sua crucificação da cagada que Adão cometeu...mas peraí!!! Qual foi mesmo? Comer a maça? A Eva? Não...nada disso meus caros, simplesmente ele teve o atrevimento de conhecer o bem e o mal, ééééé o tal do livre arbítrio tão proclamado pelos cristãos.
Depois disso macacada a humanidade viveu em pecado até Jesus com seu sacrifício nos livrar de tal mal.
Bem, até aí belezura, o que me encana na verdade é uma outra questão.
Deus é Jesus são apenas um, então, Deus se sacrificou para salvar a humanidade de um pecado que Ele próprio criou.(??????????)
Essa história da Trindade ( Pai, Filho, Espírito Santo) me intriga de sobremaneira, haja vista que nos Evangelhos até onde eu sei graças as minhas aulas de catequese não existe.
Foi a partir do Conselho de Nicéia que se decidiu a divindade de Jesus. E aqui uma ressalva importantíssima, acredito sim que Jesus existiu e que foi uma pessoa diferenciada.
Voltando , o fato é que desde o Conselho de Nicéia ficou decidido a divindade de Jesus e essa história da Santíssima Trindade. E como todos sabemos a fé, o objeto da crença e um fato tem o mesmo grau de veracidade quando o assunto é religião!
O engraçado é que alguns estudos teológicos afirmam que Jesus era homem normal e após a ressurreição tornou-se Deus e passou fazer parte da Trindade. Legal, mas essa tese derruba o argumento do auto sacrifício e bondade piedosa, logo ele era apenas um humano, mas através da própria Bíblia sabemos que muitos milagres foram operados por Jesus( curou doentes, água em vinho, secou figueira...).Das duas uma ou Jesus era mesmo homem homem e tais relatos do livro sagrado são meras alegorias ou ele era um homem santo mesmo e nesse caso surge uma idéia conflitante onde quem condena se transforma em "mártir" da própria condenação.
Uma característica marcante de Jesus relatada na própria Bíblia era a sua onisciência, Ele previu vários fatos, inclusive sua morte, daí fico a pensar, já que sabia o futuro, sabia que iria morrer, portanto também sabia de sua ressurreição, daí não seria ele um mártir na acepção da palavra já que independente do que ele sofreu, e sabemos bem que sofreu horrores ele tinha plena consciência que subiria ao reinos dos céus, em carne e osso(????????) e não apenas em espírito.
Sinceramente essa teologia cristã só fode tudo, tenta explicar inconsistências dos evangelhos, racionalizar dogmas, sei que no campo da fé não é possível refutar ou submeter fatos dogmáticos a luz da razão mas pelo menos questionar a veracidade desses fatos dogmáticos...

Um comentário:

  1. é tipo o matrix... o oráculo e o smith são o mesmo programa...

    ou caverna do dragão... onde o mestre dos magos é tb o vingador...

    L.C.

    ResponderExcluir