quinta-feira, 1 de abril de 2010

losing my religion

Talvez seja uma fase, não sei, mas está cada vez mais difícil de acreditar em qualquer coisa relacionado com religião, existência de divindades e até Deus.
Não consigo conceber essa história de que alguém que tenha fé seja melhor do que eu.
Mas enfim, fé é fé e cada um tem a sua e não é a crença de uma pessoa que vai torná-la melhor ou pior.
Mas o que me incomoda mesmo são as explicações...nossa nossa...Sinceramente pra fé não existe explicação, acredita-se ou não, mas tentar explicar baseados em citações pra mim é o fim da picada.
E é obvio que os religiosos tem explicação pra tudo, origem do mundo, a vida, a morte, ou fim ou não da vida, quase sempre não explicam coisa com coisa, os argumentos quase nunca tem um começo, nem sempre têm um motivo, e raramente um cabimento quando posto a uma analise mais fria.
Vamos lá, dizem que Deus criou o mundo né? Dizem por que essa é a palavra do Livro Sagrado, ou coisa que o valha, mas afinal de contas quem fez Deus, como ele surgiu? O que o levou a fazer o mundo?
Teólogos deveriam explicar isso, mas os roteiros seguidos pelos mesmos são cheios de furos. Santo Agostinho, diante de algumas impossibilidades bíblicas, criou a idéia de que uma parte é literal, outra é alegórica.
Enquanto não se prova que algo está errado, vale a literalidade. Depois que refutam alguma coisa, passa-se a usar a interpretação alegórica.
Daí que surgem os cientistas que por muitas vezes acaba provando que alguns postulados estavam equivocados. A ciência não faz isso por maldade, mas por puro resultado de seu trabalho. Isso se repete desde sempre. Exemplo? Lá vai. Quando se descobriu que este planeta não era 'plano', mas sim elíptico, acusaram o cientista de 'herege'. De lá para cá, isso se repete a cada nova descoberta, como se a ciência fosse culpada pelo fato de que algumas crenças acabam caindo no ridículo, e não é culpa da ciência se por acaso alguns dogmas são desmentidos.
Agora vem a parte engraçada de toda essa história, geralmente nenhum cientista que contraria alguma religião entra em um templo para venerar o deus refutado, seria uma contradição né? Isso não quer dizer que muitos cientistas não tenham fé, lembre-se estamos falando de fé! Mas os religiosos, ainda que maldigam a ciência, raramente se abstêm de usar remédios ou outras facilidades tecnológicas. PRATICAMENTE TODOS OS RELIGIOSOS SE SOCORREM DA CIÊNCIA QUANDO ESTÃO PARTINDO DESTA PARA MELHOR.
Eles acreditam em vida após a morte, acreditam no Paraíso mas na hora da verdade....Chico Xavier não fazia cirurgia espírita, mas sim ia para um hospital equipado. O Papa não se entregou aos braços do Senhor, mas sim lutou até o último instante por meio de todo tipo de inovação científica.
Bem...acho q é isso!

Um comentário:

  1. sensacional sua visão, eu compartilho da mesma opinião. por eu nao ter uma religião como os outros que me rodeiam, acabo sendo até descriminado, mas eles não tem um pensamento critico ou mesmo curioso pra buscar o real significado das coisas, um cabresto está na cabeça deles, mas nao digo que são ruins, ele estão apenas vendados. quando eles enxergarem sem essas amarras a tolelerância as diferenças melhore.

    ResponderExcluir