quarta-feira, 7 de outubro de 2009




É engraçado quando penso na fidelidade, acho que por mais que estejamos apaixonados e num relacionamento bacana, a freqüência do desejo de ficar com outra pessoa é tão corriqueira quanto esse sentimento é negado pela maioria....tá certo, muitos de vocês vão negar essa afirmativa, mas sabemos que é a mais pura verdade.
Será que realmente existe lógica nesse padrão monogâmico imposto pela sociedade. Por que o desejo que eu sinto por outra pessoa afetaria meu desejo por quem está comigo???? Será que o tesão que sentimos por um é incompatível com o tesão que sentimos por outro???? Paradoxo não?! Na verdade esse sentimento se dá na exata medida em que a pessoa que está com você se sente traída.Mas de onde será que vem esse sentimento de traição, eu tenho pra mim que isso é costume, isso mesmo, costume da sociedade...quem já não viu casalzinho protagonizando cena de ciúme, quando um ou outro fala que algum artista é gostosa(a), e o outro fica emputecido.... absurdo não?! Me diga onde atrapalharia o relacionamento de alguém achar um artista interessante, quase sempre tal objeto de desejo é inatingível, será que pensam que somente o parceiro é uma delicia, realmente acreditam nisso??? Por conta disso acaba-se criando uma cortina de falsidade onde fica implícito que nem um nem outro irá perceber ou manifestar qq tipo de elogio a aparência de alguém a não ser um a do outro...e por que caralho isso seria o ideal???
Tenho a impressão que muitos casais resolvem essa questão com um acordo tácito, onde até se fica com outras pessoas desde que acobertado ao Maximo para q o outro nem desconfie. Complicado e arriscado isso não?! Por que também colocar o coração na reta é foda, pois sabemos quão bom é encontrar aquela pessoa que gostamos de estar sempre junto e de cuja a vida participamos, mas.....por outro lado é bom variar, flertar e ficar com outras pessoas. Pois é....mas aprendemos que esses dois sentimentos são conflitantes, e temos a obrigação da ingrata escolha de um ou outro, e por causa disso existe o jogo onde: eu não deixo meu parceiro(a) ficar com outras pessoas, porque tenho ciumes- as vezes nem tanto mas é assim que funciona - mas eu mesmo, ainda que ame quero também outas pessoas no que sou frustrado, porque há o controle do meu parceiro que tem ciúmes, ainda que queira outras pessoas… Via de regra, todo o casal têm que lidar com o desejo que se sente por outras pessoas, externas à relação.
Isto posto, está convencionado já que os casais organizam-se em dois, que tesão e dsejo são exclusivos, que se vc está num relacioanamento não pode transar com mais ninguém, que o desejo de quem está com vc por outras pessoas te desrespeita...e o mais estranho, o ciúmes é celebrado como se fosse manisfestação do amor!!!! Pensem...todos já sentimos vontade de matar alguém, mas ao mesmo tempo seguramos esse instinto assassino q temos, já a ciumeira é benvinda, é demosntração de amor.... tem homens que se sentem tão à vontade para agir no seu ciúmes que chegam a matar as esposas ou namoradas, no que, não por acaso, se convencionou chamar de crimes passionais – e são legimitados e têm simpatia. mas eu não pretendo entrar em questões de diferenças de gênero nesse post.só queria dizer que, ainda que pareça fixo, necessário e imutável, essas coisas são negociáveis.








3 comentários:

  1. Tudo muda, conforme suas necessidades...Devemos ser fieis ao desejo, ou aqle que dizemos amar e nos dá afeto? Assim, seria fiel a mim, ou não?
    Ou melhor...ninguem é de ninguem! Sem lamentos, nem perdas...
    Parlaparla pá pá pá pá pá!

    ResponderExcluir
  2. Fidelidade? O que é ser fiel a mim? A ti? Huummm....sei não, mas acho que fidelidade é algo que se produz...induz...

    É melhor ser fiel sim...mas a quem? a que?

    ResponderExcluir
  3. Irracional:
    acreditar que a pessoa ao seu lado lhe pertence. Gente faz parte da nossa vida!
    Absurdo:
    confundir o interesse do seu parceiro por alguém distante em algo que possa refletir em você. Absurdo não, reflexo de insegurança. (Ciúmes no dicionário: ”Receio ou despeito de certos afetos alheios não serem exclusivamente para nós.”)
    Nunca foi uma prova de carinho!
    Grosseria:
    Insistir em salientar o quanto a vizinha esta gostosa na frente de todos. Opiniões são algo pessoal e se ofendem alguém devem ser pensadas e não cantadas!

    Por fim... Uma vida a dois é um acordo. Entre pessoas que decidiram então trilhar um tempo juntas. E se assim combinado a traição é simples deslealdade!

    ResponderExcluir