sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Contracultura e Cibercultura

Iiiiiçççççççççaaaaaaaaaaa!!!!!!!!! Adoro colaborações, esse texto é da Sabrina Acquaviva.


Quando vejo o comportamento de alguns grupos nos dias de hoje, me faz pensar década de 50, início do movimento da Contracultura. Vejo algumas pessoas tentando algo novo ou esperando que algo novo aconteça, uma nova consciência talvez, e ao mesmo tempo, é como se essas pessoas estivessem com pensamentos adormecidos, idelizando algo que se sentem incapazes de realizar por uma “tentativa frustrada” na década de 60, quando John Lennon dizia que o sonho tinha acabado. Qual era o sonho? Ainda temos o mesmo hoje e vejo isso se tornando real, a partir do momento que decidimos colocá-lo em prática. Teriamos uma contracultura na época da cibercultura? Ou as pessoas estão tão preocupadas com o dinheiro, o consumismo, formação, trabalho que não haveria mais tempo para “novas filosofias”? Seria uma perda de tempo, sendo que tendo estudo e emprego, garante de certa forma conforto, estabilidade, família, amigos? Porque mesmo tendo os mesmos ideais de liberdade, paz e amor, não vemos um movimento como aquele? Para muitos faz apenas parte da história, causou muita polêmica e violência. Mas o que fez a contracultura se espalhar de tal forma que motivou pessoas do mundo todo acreditar e lutar por esses ideais? A mídia tentando condenar a rebeldia, acabou por promovê-la.
Por que seguir os ideais dos outros e não as nossas próprias idéias?
Viver de acordo com as normas básicas e fundamentais de nossa sociedade não nos impede de pensar e agir de acordo com a sua verdade, suas crenças, seus ideais de liberdade, respeito pelo próximo e por tudo o que preza.
Não sou contra o trabalho, muito menos o estudo. Acredito que isso nos motiva, nos ajuda a crescer, a sermos pessoas “racionais”, sensatas. Assim como sistemas de governo porque acredito que ainda não somos capazes de viver sem leis e diretrizes. Nem todos conseguimos viver sem essas leis, em nossa atual realidade. Porém, acredito na liberdade de pensamento e no ideal de respeito pelo próximo, pelas suas idéias.
Acredito também que essas idéias amadurecem cada vez mais, tornando tudo possível

Um comentário:

  1. "Teriamos uma contracultura na época da cibercultura?"
    Dificil é viver regras que não criamos, não entendemos, mas se não respeitarmos seremos atropelados não pelos outros, mas por nós mesmos.

    Ehhh...ótimo texto Sassapatéia!

    Parlapatéia!

    ResponderExcluir